segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

É Tempo de Reciclar

Fim do ano chegando e junto com ele, o desejo de que o próximo ano seja mais legal, divertido, produtivo.

Realmente 2020 foi um ano atípico para muita gente. Uma pandemia fez com que o mundo todo colocasse o pé no freio. Foi preciso rever alguns conceitos, algumas atitudes, algumas formas de viver a vida.

Algumas pessoas veem as mudanças como algo positivo. Outras veem como algo doloroso, e outras ainda não aceitam quando a mudança bate à porta.

Nesta época do ano as pessoas costumam ficar mais emotivas e começam a fazer planos para o próximo ano. Somos acostumados a começar e encerrar ciclos. Dividimos o tempo em horas, dias, semanas, meses, anos, séculos, eras. Essa necessidade de dividir o tempo faz com que consigamos nos organizar, e principalmente, encerrar ou começar algo que precisamos, queremos ou simplesmente que chegam até nós.

É preciso rever algumas atitudes. Mas é preciso fazer isso com objetividade. Temos a tendência em não querer enxergar as coisas com clareza. Normalmente adaptamos tudo à nossa realidade, do jeito que queremos. Encontramos explicações para tudo, ou quase tudo.

Ficar ruminando atitudes, que poderiam ter sido diferentes, mas não foram, não vai fazer você “andar para frente”. Ficar falando sobre o que lhe incomoda, ou se ressentindo, pouco ou nada muda. Procure tomar atitudes práticas. Se você continuar fazendo tudo do mesmo jeito, daqui a um ano as coisas que você evitou acontecerão novamente.

Muita coisa pode não fazer mais sentido para você. Talvez seja o momento de findar alguns destes ciclos, se desapegar de bens materiais que você não usa e até mesmo de pessoas. Sim, de pessoas.

Muita gente surge na nossa vida, ocupa um espaço enorme, e depois que a “missão” foi cumprida, ela vai perdendo espaço até que precisamos “liberá-la” para seguir o fluxo da vida. Quando digo desapegar de alguém, digo sobre pessoas no campo amoroso, familiar, amigos, e até mesmo com colegas de trabalho.

Dê uma geral na sua vida. Faça essa faxina que é tão necessária. Aquilo que não tem mais utilidade para você pode ser muito útil para outra pessoa. Sabe aquela roupa que você nunca mais usou? Que tal doá-la? O que para você não serve mais, pode ter imensa utilidade para outra pessoa! É tempo de reciclar!


Texto: Fabrício Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário